sexta-feira, 20 de agosto de 2010

I Love You, Toni


Quer conhecer o verdadeiro poder de uma atriz? Dê a ela mais de um personagem para interpretar em uma mesma produção. Esse foi o desafio dado à  Toni Collette ("Little Miss Sunshine") na série The United States Of Tara.

Com criação de Diablo Cody ("Juno") a série gira em torno de Tara, uma dona de casa com múltiplas personalidades ou em um termo mais técnico transtorno dissociativo de identidade (DID)

Após decidir parar com a medicação e tentar descobrir o real motivo de sua doença as outras personalidades voltam a ativa, o que faz com que todos da família sejam envolvidos: o marido Max (John Corbett), a filha adolescente Kate (Brie Larson), o filho mais novo Marshall (Keir Gilchrist) e a irmã de Tara, que chega a duvidar da patologia, Charmaine (Rosemarie DeWitt).

 Collette está realmente espetacular e absurdamente competente em sua função. É incrível ver seu trabalho de interpretação. Eu que não sou ator fico me perguntando como uma pessoa consegue fazer você enxergar outra pessoa completamente diferente só pelo olhar que ela coloca. Claro que tudo isso unido a caracterização, um jeito de andar e de se comportar. Mas ainda assim existe a mágica do olhar. Não à toa a atriz está indicada ao Emmy como melhor atriz em comédia este ano. Sendo que em 2009 foi vencedora deste mesmo prêmio, além de ganhadora do Globo de Ouro como melhor atriz na mesma categoria.

Os alter-egos de Tara são quatro principais: 

Alice: Uma dona de casa antiquada e rígida, chegando a até lavar (literalmente) a boca de Kate com sabão.

Buck: A personalidade masculina. Isso mesmo. Um machão que além de fumar e beber a todo tempo tem uma característica bem peculiar: é canhoto. Ao contrário dos outros alters.

T: Uma adolescente de 16 anos que vive dando em cima de Max. Mas esse não cai na dela até porque Tara e ele têm um trato.

Gimme: Um alter-ego animal inicialmente. Não fala. Só grunhe e faz xixi nas pessoas. Mais tarde Alice revela seu verdadeiro nome a Max dizendo a ele para ficar longe de Gimme.

 e mais dois incluídos durante a segunda temporada:

Shoshana Shoabaum:  Aparece após Tara ler um livro de uma verdadeira terapeuta de mesmo nome. A única capaz de fazer contato com Tara e suas outras personalidades.

Chikin: É a Tara com 5 anos de idade. Traduzindo livremente seria "Franguinha" o apelido de Tara quando criança.

Com uma das aberturas mais delicadas e bonitas atualmente no ar na TV, como já dito neste post, a série, que só agora comecei a assistir, já me ganhou no primeiro episódio. Hoje, com sua segunda temporada finalizada e a terceira há muito renovada, fica  a espera de seu retorno em 2011. 


No Brasil, a série vai ao ar pelo canal pago Fox.

0 comentários:

Postar um comentário